Comissão Central Permanente de Licitação - CCL


Governo do Maranhão - Comissão Central Permanente de Licitação - CCL
 

09/12/2016
Governo lança edital de licitação para implantação do sistema de transporte BRT na ilha de São Luís

 
O Governo do Estado, por meio da Comissão Central Permanente de Licitação (CCL), lançou nesta sexta-feira (09), o edital de licitação para contratação de empresa para elaboração dos projetos básicos e projetos executivos com a execução das obras de reestruturação da Avenida dos Holandeses e Litorânea, com a implantação do corredor do tipo BRT (Transporte Rápido por Ônibus), na Região Metropolitana de São Luís - Etapa 01.

O aviso e o edital de licitação foram assinados em cerimônia realizada com a presença dos presidentes da CCL, Odair José Neves, e da Agência de Mobilidade Urbana, Artur Cabral. Na ocasião esteve presente, também, o relator do processo, Luís Carlos Oliveira. A licitação seguirá na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC) Integrado presencial, sob critério de julgamento de Técnica e Preço e será conduzido pela CCL.

“Este será o primeiro processo licitatório relacionado ao BRT no Estado. Com a realização desta licitação, concretiza-se mais um importante passo para a execução das intervenções propostas pelo governador Flávio Dino, a fim de melhorar a trafegabilidade e mobilidade urbanas da grande Ilha”, destacou Odair José.


Por meio do tráfego binário, as Avenidas dos Holandeses e a Litorânea serão vias de mão única. A Av dos Holandeses funcionará no sentido Centro/Bairro e a Litorânea, sentido Bairro/Centro. De acordo com o planejamento do Governo do Maranhão, a primeira fase da implantação do projeto será a extensão da Avenida Litorânea – que é do ponto que está hoje – da foz do Rio Pimenta até a Avenida São Carlos, no Olho d’Água -, são 1,8 km de via nova e, também, a duplicação da Avenida Colares Moreira, em um primeiro trecho, que sai da ponte do Rio Calhau até um trecho intermediário.

Com a implantação do transporte tipo BRT, o Governo do Estado visa dinamizar a circulação de transporte coletivo metropolitano, dispondo de dois terminais de integração, proporcionando mobilidade urbana rápida, eficiente e segura ao usuário, interligando os municípios da Ilha de São Luís. “Iniciamos, aqui, a segunda etapa pública desse empreendimento que gera a expectativa de um grande impacto na mobilidade urbana para a população de São Luís”, frisou o presidente da MOB, Artur Cabral.

Além das obras de reestruturação, estão previstos os serviços de pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação pública e paisagismo. O Edital de licitação estará disponível no endereço eletrônico da Comissão Central, www.ccl.ma.gov.br, a partir de segunda-feira (12). As empresas interessadas poderão baixar no site ou, ainda, retirá-lo na sede da CCL, localizada na Rua 44, Quadra 18, n° 35, bairro Calhau. A primeira sessão pública da licitação tem data marcada para o dia 25 de janeiro do próximo ano.