Comissão Central Permanente de Licitação - CCL


Governo do Maranhão - Comissão Central Permanente de Licitação - CCL
 

03/12/2016
CCL reúne CSL’s para alinhar ações nas licitações públicas

 
Com objetivo de reforçar a padronização e alinhar o sistema de licitação do Governo do Estado do Maranhão, a Comissão Central Permanente de Licitação (CCL) reuniu, nesta sexta-feira (02), representantes das Comissões Setoriais de Licitação (CSL) das secretarias e órgãos estaduais. No encontro, foram abordados temas como Portal de Compras, apresentação do Sistema de Registro de Preços e o Plano de Formação para 2017.

O presidente da Comissão Central, Odair José Neves, destacou a importância desses encontros como forma de reforçar o Sistema de Licitações do Estado. “O alinhamento entre a Central e as Setoriais é um importante passo para alinhar os procedimentos que envolvem os processos de compras do Estado, garantindo segurança e transparência na prestação do serviço público”, frisou.

Ao todo, 60 representantes da administração direta e 49 da administração indireta participaram do encontro. De acordo com o membro secretário da CCL, Deimison Santos, a integração cada vez maior com as Setoriais “irá possibilitar um melhor acompanhamento e compartilhamento de informações. Com a implantação do Siga e atualização por todas as secretarias, estima-se em uma redução substancial no tempo da licitação, além de uma maior transparência e confiabilidade nos processos licitatórios”, enfatizou.


Os representantes das Comissões Setoriais aproveitaram para esclarecer dúvidas e conhecer e conhecer melhor o Portal de Compras, além de ver como fazer bom aproveitamento do Registro de Preços. “Esses encontros são de suma importância pois esses procedimentos esclarecidos irão gerar ganhos reais para o Estado no âmbito das compras governamentais”, destacou a presidente da CSL da Secretaria de Transparência e Controle (STC), Ytayatya Soeiro.

Além do alinhamento com as Setoriais, a Comissão Central apresentou o Plano de Formação previsto para 2017. Por meio da Assessoria de Licitações e Controle (ALC), estão previstos para o ano de 2017 um plano de formação para a s CSL’s e os servidores que atuam em licitações no Estado, que inclui capacitação teórica e técnica. “A Comissão Central tem esse papel permanente de qualificar os servidores que atuam nas Setoriais e torná-los multiplicadores dentro de seus respectivos órgãos”, finalizou o gestor da ALC, Gerson Menezes.


Plano de Formação

Integra o Plano de Formação para 2017 os cursos de ‘Formação de Pregoeiros’; elaboração de ‘Termo de Referência e plano básico’; ‘Obras públicas’; ‘Empresas Públicas’; específico sobre o ‘Sistema de Registro de Preços’; ‘Gestão e Fiscalização de Contratos’; Temas polêmicos e Jurisprudência.